Tire suas dúvidas sobre o consórcio Aqui!

A taxa de administração é o percentual calculado sobre o valor do crédito pago pelo consorciado com objetivo de remunerar a Administração do Grupo de Consórcio pela formação e organização. O valor da taxa de administração do seu consórcio está indicado nos documentos da contratação. A cobrança do valor total correspondente à Taxa de Administração será diluída nas parcelas do seu Consórcio.

Atenção! Nas primeiras parcelas parte da taxa de administração pode ser antecipada para pagamento de despesas imediatas vinculadas à venda de cotas de grupo de consórcio. A antecipação da taxa não altera o valor da parcela, somente sua composição.

Se você foi contemplado por sorteio enviaremos uma carta e um e-mail avisando sobre a contemplação e os próximos passos.

Se você foi contemplado por lance, vamos mandar um e-mail e uma carta, mas neste caso, você precisará realizar o pagamento do lance  para concluir a sua contemplação.

Fique atento ao prazo de pagamento!

São 5 dias úteis após a assembleia, para sua contemplação não ser cancelada, também é muito importante manter sempre seus dados cadastrais atualizados, para facilitar o contato!

E lembre-se: para comprar seu bem, você passará por uma nova análise de crédito após o envio dos documentos. Se estiver tudo certo, o pagamento do bem será liberado. 

As parcelas servem para pagar o valor do bem que você quer comprar.

O valor das parcelas é composto pelo seguinte:

  • Fundo comum:  Este valor corresponde ao crédito que você contratou, e é destinado à compra do bem para as pessoas contempladas todo mês.  
  • Fundo reserva: Taxa calculada sobre o valor do valor do crédito e diluída em todas as parcelas. Com ela, mantemos a segurança do grupo caso algumas pessoas não estejam com o pagamento em dia.  Se não for usado, esse valor será devolvido no encerramento do grupo.
  • Seguro (opcional): Se você quiser, pode contratar um seguro prestamista que quita as parcelas restantes no caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. Ao escolher esta opção, o valor do seguro entra na composição das parcelas.
  • Taxa de administração: é calculada sobre o valor do crédito que você contratou e diluída em todas as parcelas. Serve para cobrir os nossos serviços gerenciando o grupo de consórcio.

Assim que o grupo chega ao fim, o dinheiro que sobra no fundo reserva é distribuído entre os membros ativos. O depósito é feito na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação

Por isso é muito importante garantir que seus dados bancários e cadastrais estejam sempre atualizados. Para fazer isso basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Consórcio Itaú em 4004 4224 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 723 4224 (outras localidades). Você também pode alterar a conta para depósito no Itaú na Internet. 

Sim, para garantir o seu poder compra, a sua carta de crédito e parcelas são atualizadas de acordo com o mercado, da seguinte forma:

Veículos, Motos e Pesados: A correção do veículo referenciado na carta de crédito acontece mensalmente acompanhando o preço médio de veículos que consta na tabela FIPE e, no caso de veículos FIAT, pelo preço sugerido pelo fabricante, ou anualmente através da variação anual acumulada dos últimos 12 meses do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) conforme data de aniversário de cada grupo (os grupos com reajuste através do IPCA são iniciados a partir do número 50.000).

Assim, a sua carta e parcelas acompanharão o mercado, e de acordo com a valorização do veículo escolhido, mantendo assim seu poder de compra;

Imóvel: A carta de crédito de imóvel é corrigida de acordo com a variação anual acumulada (12 meses) do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Então anualmente, sua carta e parcelas serão atualizadas de acordo com a variação do índice, essa atualização acontece de acordo com o mês de aniversário do seu grupo de consórcio, então mesmo que tenha adquirido a carta há menos de 1 ano, poderá ocorrer o reajuste de acordo com a data de aniversário que o grupo possui.

Mas se eu for contemplado as parcelas seguem reajustando? Sim, você conseguiu adquirir seu bem antes dos demais participantes e visto que consórcio é uma modalidade de compra em grupo, a atualização continua acontecendo após a contemplação para preservar o poder de compra dos demais participantes do grupo que ainda não foram contemplados. Por isso, seu saldo devedor e suas parcelas são reajustadas de acordo com a variação do índice conforme mencionado acima, para Auto, Moto e Pesados conforme variação da tabela FIPE ou tabela da montadora FIAT, ou IPCA, e para imóvel através do INCC.

Caso ainda não tenha utilizado a carta de crédito para faturamento, o valor ficará aplicado e os rendimentos líquidos provenientes dessa aplicação serão revertidos a seu favor 😉

© 2023 Crédi Consórcio. Todos os direitos reservados.